sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Consultas de Nutrição / Dietética

Nutrição / Dietética

Os alimentos que comemos são a fonte de energia de que precisamos para manter em actividade todas as células do organismo. Os alimentos fornecem ainda os nutrientes indispensáveis ao crescimento físico e manutenção da saúde e permitem ao organismo produzir uma diversidade de substâncias, como hormonas, enzimas e neurotransmissores, essenciais ao funcionamento do organismo.
As ideias da alimentação mudaram nos últimos anos. Até há bem pouco tempo, acreditava-se que bastava evitar determinados alimentos, como as gorduras, para assegurar uma alimentação saudável. Embora reduzir o consumo excessivo de gorduras ainda seja considerado importante, hoje em dia os nutricionistas recomendam uma alimentação saudável e equilibrada. A «pirâmide alimentar» mostra as proporções dos diferentes tipos de que necessitamos para conseguir esse tipo de alimentação.

Os técnicos das medicinas alternativas consideram que a dieta é um dos factores mais importantes na saúde e na doença. Por este motivo, para além das terapias específicas que praticam, muitos deles também dão conselhos em relação ao alimentação. Em geral, recomendam uma dieta básica de alimentos integrais, que consiste principalmente em fruta fresca e legumes, cereais não refinados, leguminosas, como feijões e ervilhas, e pequenas quantidades de laticínios, peixe, carne magra e aves. Consoante as necessidades de cada doente, poderão ser feitas adaptações especiais.

Dietas de purificação: Alguns técnicos, particularmente aqueles que utilizam métodos naturais, recomendam dietas muito limitadas quando consideram que o organismo necessita de ser limpo e purificado. Para isso, recomendam o jejum e as dietas de alimentos crus.

Dietas baseadas em teorias nutricionistas:
Certas dietas são baseadas em crenças especais ou teorias nutricionistas. Os vegetarianos evitam comer carne, enquanto os partidários do veganismo não ingerem quaisquer produtos animais. A macrobiótica dá especial relevo a um alimentação em que haja equilíbrio entre os alimentos, que divide em «Yin» e «Yang».

Dietas de emagrecimento:
Um indivíduo que siga uma dieta sensata, constituído principalmente por alimentos integrais, não aumentará, em principio, de peso. Se tem peso a mais, verificará que, gradualmente, se torna mais magro, mas se o processo lhe parecer demasiado lento, poderá seguir outras dietas seguras e saudáveis.

Dietas terapêuticas:
Embora se acredite que a dieta integral ajuda a cura ou a prevenção de muitas doenças, também são utilizadas dietas mais especializadas para tratar determinadas problemas. Por exemplo, a alimentação pobre em gorduras é frequentemente recomendada para doentes com angina de peito, endurecimento das artérias ou doenças do coração; a tensão arterial elevada pode ser combatida por meio de dietas sem sal. Uma dieta que contenha grande quantidade de fibras é importante para as pessoas com problemas dos intestinos. Também têm sido utilizadas várias dietas, rigorosas e específicas, no tratamento do cancro.


Vegan e Vegetariana

Além das vantagens para a saúde, outras considerações que podem levar uma pessoa a adotar um padrão dietético vegetariano incluem a preocupação com questões ligadas ao meio ambiente, à ecologia e à fome mundial.
Dietas vegans e ovo-lacto-vegetarianas bem planejadas são adequadas a todos os estágios do ciclo vital, inclusive durante a gravidez e a lactação. Dietas vegans e ovo-lacto-vegetarianas adequadamente planejadas satisfazem as necessidades nutricionais de bebês, crianças e adolescentes e promovem o crescimento normal (37). As deficiências dietéticas têm maior possibilidade de serem encontradas em populações com dietas muito restritivas. Todas as crianças vegans deveriam ter uma fonte confiável de vitamina B12 e, caso a exposição ao sol seja limitada, devem-se usar suplementos de vitamina D ou alimentos enriquecidos. Alimentos ricos em cálcio, ferro e zinco devem ser enfatizados. Refeições e lanches freqüentes e o uso de alguns alimentos refinados e ricos em gordura podem ajudar as crianças vegetarianas a atender às suas necessidades energéticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário